Prefeito "tiktoker" é alvo da PF por desvios na saúde
Rodrigo Manga, de Sorocaba, anunciou que pretende concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026
Por José Coutinho | 10/04/2025 08:57 - Atualizada às 10/04/2025 09:50
Reprodução
Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga(Republicanos), conhecido nacionalmente por divulgar vídeos curtos nas redes sociais sobre projetos da cidade, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (10).
Na semana passada, Manga anunciou que pretende concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida disputar a reeleição em São Paulo.
A operação desta manhã mobilizou cinco viaturas na Prefeitura de Sorocaba e outras duas na casa do prefeito. O Portal iG apurou que os agentes da PF estiveram no gabinete de Rodrigo Manga, localizado no sexto andar do prédio.
Após as buscas, o local foi liberado, já que nada de relevante foi encontrado. As ações da PF se concentraram principalmente na Secretaria da Saúde, onde os policiais chegaram por volta das 6h da manhã e permanecem até o momento. Funcionários da pasta foram impedidos de acessar o local durante a operação.
Ainda segundo apuração do Portal iG, a equipe que esteve em Sorocaba é vinculada à Polícia Federal de São Paulo, mas o comando da Operação Copia e Cola é da delegacia da PF de Sorocaba. Em nota, a Prefeitura informou que se colocou à disposição da Justiça e aguarda acesso completo às investigações para divulgar um posicionamento oficial.
Rodrigo Manga se pronunciou através de um vídeo publicado nas redes sociais, ainda nesta quinta-feira. O prefeito de Sorocaba afirmou que a Polícia Federal não havia encontrado nada ilegal e mandou um recado para o presidente Lula.
"Foi eu lançar a minha pré-candidatura a presidente da República, pontuar em terceiro lugar nas pesquisas internas, em segundo lugar para o Governo do Estado, mandaram a Polícia Federal aqui em casa por causa da 'denúncia, da denúncia, da denúncia'. Acharam algumas coisas aqui em casa: bolo de cenoura, Nutella e o pokemón que o meu filho tanto ama", iniciou Rodrigo Manga.
"Sabe o que vou fazer? Eu vou mudar minha pré-candidatura agora, eu vou intensificar mais ainda. Eu não tenho medo de você, presidente Lula, e de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão. Nós vamos mudar esse país, nós vamos mudar a qualidade de vida da população. Vem morar em Sorocaba, vamos juntos fazer desta cidade a melhor cidade do Brasil para se viver, e do Brasil o melhor país do mundo para se viver", completou o prefeito.
Na mira da PF
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10/4) a Operação Copia e Cola, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.
A investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais estão dando cumprimento a 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional da 3ª Região, nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até R$ 20 milhões e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.