Bandeira de energia em maio pode ser amarela, diz diretor da Aneel
Decisão final será tomada no final de abril, coincidindo com o início do período seco no país, caracterizado por uma redução significativa nas chuvas
Por Jovem Pan 11/04/2025 09h16
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil Feitosa assegurou que, no próximo mês, não haverá a aplicação da bandeira vermelha
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está considerando uma possível mudança na bandeira tarifária de energia elétrica no Brasil, que pode passar de verde para amarela em maio. Essa informação foi divulgada pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. A decisão final será tomada no final de abril, coincidindo com o início do período seco no país, caracterizado por uma redução significativa nas chuvas. Atualmente, a bandeira tarifária está verde, o que significa que não há cobrança extra na conta de luz dos consumidores. No entanto, se a bandeira amarela for acionada, haverá um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 kW consumidos, após cinco meses consecutivos sem tarifas adicionais.
Feitosa assegurou que, no próximo mês, não haverá a aplicação da bandeira vermelha, que resultaria em custos ainda mais elevados para os consumidores. A definição das bandeiras tarifárias é influenciada por fatores como o término do período úmido e a intensidade do período seco. A Aneel monitora essas condições para determinar a necessidade de ajustes nas tarifas, com o objetivo de equilibrar a oferta e a demanda de energia elétrica no país.